terça-feira, 26 de julho de 2011

Melasma - Parte final (Tratamento)

Bom dia Penélopes!!!


No post de hoje falarei dos possíveis tratamentos para o melasma, mas é importante frisar: os tratamentos são contínuos e não eliminam a doença, apenas amenizam.


Soa um pouco forte falar em doença, mas o melasma é isso mesmo, quem foi agraciado (a) com esse probleminha precisa ter bastante cuidado, do contrário terá uma pele totalmente manchada.


Então vamos ao que interessa:


Para obter resultados altamente satisfatórios é preciso seguir alguns passos, são eles:


1) Proteção da pele contra radiação solar


Um bom bloqueador deve ser usado várias vezes durante o dia, atualmente os bons filtros solares apresentam proteção contra toda gama de radiação infravermelho. Em relação ao melasma é necessário que a proteção se extenda às ondas de comprimento B e A. O número de proteção para as ondas B deve ser no mínimo 15 e 5 para A.


Além da proteção solar diária é importante evitar a exposição solar excessiva sempre que possível.


2) Inibição da atividade dos melanócitos


Para que ocorra a inibição dos melanócitos é importante evitar a radiação solar e utilizar diariamente o filtro solar. É cientificamente comprovado que a radiação solar induz a melanogenese aumentando o número total de melanócitos, melanossomas e melanina.


Expondo-se ao sol, a pessoa que sofre da doença tem o escurecimento da área pigmentada mais que a área normal.


Alguns dermatologistas acreditam que o uso de anticoncepcionais deve ser descontinuado, em razão do estrógeno e progesterona estarem associados com o melasma. Como eu já disse, não tenho ainda, opinião formada a respeito, em razão de já ter descontinuado o uso desses medicamentos e não ter tido nenhuma melhora.


3) Inibição da síntese de melanina


Essa inibição deve ser feita com o uso de clareadores, cf. abaixo:


A Hidroquinona é muito recomendada e um dos melhores clareadores, mas há que ter um cuidado especial pois seu uso não pode ser indiscriminado. O uso deve ser apenas nas regiões onde há alteração e descontinuado a cada 3 meses, intercalando os trimestres.


Um dermatologista que consultei me disse que o uso constante da hidroquinona pode manchar ainda mais a pele e em casos mais graves ferir seriamente a pele.


Já fiz o uso de Vitanol C, mas não reparei nenhum efeito considerável, sem dizer o forte cheiro de alcóol que o clareador tem.


Para algumas pessoas o Vitanol resseca a pele, descama e deixa um aspecto horrível durante o uso, assim aconteceu comigo.


Hormoskin, é uma outra opção muito boa e diferentemente da hidroquinona pode ser usado por toda a superfície da pele, em dias alternados e trimestres também.


Um ponto positivo do Hormoskin e Hidroquinona é que eles não descamam a pele, em contrapartida não tem um cheirinho muito bom, todavia é melhor que o Vitanol.


É importante observar que o uso de filtros solares deve ser ainda mais intensificado com o uso de clareadores.


Minha dermatologista me recomendou o uso em noites alternadas, mas todas vocês devem antes buscar o profissional recomendado.


4) Remoção da melanina


A remoção da melanina pode ser feita por meio de peelings que esfoliam a pele, eliminando a melanina.


Há também a opção do laser, que muitos dermatologistas, inclusive a minha, indicam, porque além de clarear a pele e dar um aspecto uniforme, ajudam a deixá-la mais rígida e firme.


Me foi recomendada a luz pulsada, mas ainda não fiz.


Caso queiram indicação de clínicas que fazem esse tipo de tratamento é só comentar que eu lhes forneço.


Importante: as clínicas mais indicadas são aquelas constituídas por dermatologistas e não qualquer profissional. Muito cuidado meninas e meninos!!!


Bom é isso...vou ficando por aqui...


Até o próximo post com novos assuntos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário