segunda-feira, 18 de julho de 2011

O terror das meninas chama-se Melasma - Parte 1

Boa noite Penélopes!!!

Desde a minha primeira e última postagem tenho refletido sobre assuntos interessantes para as postagens do nosso blog...eis que me surge uma magnífica idéia: Melasma.

Na verdade não é um assunto agradável e talvez não desperte o interesse de muitas, mas saibam, é muito importante saber o que é essa desagradável "manchinha".

Vou começar contando a minha experiência pessoal....Há cerca de 3 anos minha mãe começou a reparar manchas em tonalidades mais escuras que a cor natural da minha pele, surgidas essencialmente no busso e nariz...

Era algo bem discreto, perceptível somente a um olhar mais atento...Foi quando busquei a opinião de uma dermatologista..

Segundo a dermatologista, essas "manchinhas" eram oriundas de hormônios e exposição solar...e o pior...não tinham cura.. Eis que ela me indicou um protetor como fonte para evitar o aumento...

Nesse momento tomei uma decisão drástica: eliminei o anticoncepcional de minha vida! E por mais de 2 anos sofri muito com cólicas e TPM..

Comecei a reparar que mesmo me protegendo bastante com bons protetores solares, evitando a exposição solar excessiva e estando longe dos anticoncepcionais as manchas continuavam ali, e contrariamente ao que esperava, aumentavam e escureciam cada dia mais...

Nessa época recebi a indicação de uma ótima dermatologista e fui à luta!

Essa especialista me esclareceu que o melasma não tem causa específica e que sua causa não pode ser atrelada aos hormônios, isso pois, nos dizeres dela: "homens não menstruam, não têm filhos e mesmo assim existem alguns casos de homens com melasma.".

Segundo ela me disse, a causa ainda não é comprovada, o que se sabe são das possibilidades, que sejam, sol e hormônios, mas ressalta-se: NADA cientificamente comprovado.

O Melasma tem sua cor mais forte a depender da tonalidade da pele da pessoa, vejam algumas imagens:







Essas imagens são capazes de fornecer uma noção para identificar o melasma, mas importante dizer: antes de tomar qualquer providência procure um dermatologista de confiança.

Bom é isso meninas...esse é um assunto muito vasto que continuarei tratando nos próximos posts.

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário